
2. Descrita por Benioff como “The Sopranos na Terra Média”, Game of Thrones traz elementos bem parecidos com O Senhor dos Anéis (como o protagonista da primeira temporada, interpretado por Sean Bean, e a língua dothraki, criada aos moldes da língua élfica criada por Tolkien), e com a premiada série mafiosa, que também é da HBO.
3. A HBO contratou o línguista David J. Peterson, da Language Creation Society, para desenvolver a língua dothraki para ser usada na série. Em outubro de 2010, existiam mais de 2500 palavras no léxico da língua. Com o sucesso da série, existe uma crescente comunidade de adeptos do idioma, com sites que oferecem informações sobre ele.
4. Após divulgar que o primeiro episódio da série, Winter Is Coming, atraiu 4,2 milhões de espectadores, o presidente de programação da HBO, Michael Lombardo, anunciou que o canal havia renovado a série para uma segunda temporada.
5. O piloto de Game of Thrones foi filmado duas vezes. Dentre os atores que fizeram parte do elenco original, mas que ficaram de fora da versão final, estão Jamie Campbell Bower, (substituído por Rob Ostlere como Sor Waymar Royce), Tamzin Merchant, (substituída como Daenerys Targaryen por Emilia Clarke) e Jennifer Ehle, cuja personagem Catelyn Stark passou para Michelle Fairley.
6. Alguns rostos do elenco são conhecidos pelos fãs da série Harry Potter. Natalia Tena, interpretou a Tonks e hoje é a selvagem Osha. Lord Walder Frey, por sua vez, foi interpetado por David Bradley, o zelador Filch. Por último, e menos reconhecida pelos fãs, a atriz Michelle Fairley (Catelyn Stark) fez uma ponta nos filmes Relíquias da Morte, como a mãe de Hermione Granger.
7. A trama incestuosa dos irmãos gêmeos Cersei e Jaime Lannister foi bastante polêmica, e interferiu nos planos de outra série épica, Spartacus, do canal Starz. Em sua segunda temporada, a série dos gladiadores romanos também traria um casal de irmãos (Seppius e Seppia) que praticariam incesto, mas os roteiristas preferiam evitar uma possível comparação entre as séries por repetir tal elemento.
8. Mesmo antes de sua estreia, Game of Thrones já era considerada pelos críticos como a grande série de 2011. O autor George R. R. Martin, além de ajudar em toda a adaptação, foi responsável pelo roteiro do oitavo episódio, The Pointy End, e também será o roteirista de Blackwater, nono episódio da segunda temporada.
9. O autor Daniel Abraham, e o desenhista Tommy Patterson, adaptaram a história de As Crônicas de Gelo e Fogo para os quadrinhos. Destinada a seguir de perto a história e a atmosfera do romance original, ela é projetada para ter 24 capítulos, com 29 páginas em cada edição mensal. Martin aconselhou Abraham sobre alguns aspectos da adaptação.
10. O primeiro livro de Martin, além da série televisiva, também dá nome a vários itens baseados na saga, incluindo jogos de cartas, de tabuleiro, um RPG e o jogo Game of Thrones: Genesis.